É Revolução ou Morte – Parte 2: Se Liga, A Revolução Já Está Aqui

As soluções estatais e de mercado para a crise ecológica só aumentaram a riqueza e o poder da elite enquanto as emissões de gases de efeito estufa continuam a aumentar. Quase todys especialistas e profissionais investem, literalmente, em uma estrutura que só está piorando as coisas. Com tanto poder concentrado nas próprias instituições que suprimem qualquer avaliação realista da situação, as coisas parecem incrivelmente sombrias. Mas e se disséssemos a você que há outra maneira? Que já existem pessoas em todo o mundo implementando respostas imediatas e eficazes que podem ser integradas a estratégias de longo prazo para sobreviver a essas crises sobrepostas e sucessivas?

Conversamos com três revolucionáriys que estão na linha de frente da resistência aos projetos capitalistas e coloniais. Sleydo’, do clã Gidimt’en da nação Wet’suwet’en, na chamada Colúmbia Britânica, Isa, da ZAD, no oeste da França, e Neto, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, baseado no nordeste do chamado Brasil. Élys compartilham suas experiências adquiridas em anos de construção de poder coletivo, derrotando a repressão e defendendo a Terra para todas suas habitantes e para as gerações que ainda estão por vir.

Compartilham histórias de solidariedade que se espalham por um continente, de pessoas abandonadas à pobreza e à marginalização que recuperam terras, restauram florestas devastadas e se alimentam comunitariamente, histórias de pessoas desconhecidas que se unem para sua sobrevivência comum e um futuro melhor, enfrentando forças policiais militarizadas e vencendo. E nessas histórias podemos ouvir coisas que estão faltando em quase todos os lugares que procuramos: otimismo e realismo, estratégias inteligentes de como podemos sobreviver, amor e empatia pelo mundo ao nosso redor e pelas gerações futuras, juntamente com a crença de que podemos fazer algo significativo, algo que faça a diferença. A alegria da transformação revolucionária.

Aprendemos sobre soluções. Soluções do mundo real. Soluções fora do controle do capitalismo e do Estado.

A revolução já está aqui.

A seguir: o que fazer para a revolução seja nossa?

Revolução ou Morte é uma colaboração em três capítulos entre Peter Gelderloos e a subMedia. A Parte 1, “’Investimentos de curto prazo”, examinou a resposta oficial à crise climática e como ela está falhando. Na Parte 2 “Se Liga, A Rrevolução Já Está Aqui”, conversamos com movimentos de todo o mundo que fornecem exemplos inspiradores de como são as respostas realistas e eficazes. A Parte 3, “Retomar o mundo, onde quer que a gente esteja”, se concentrará em como podemos aplicar essas lições em casa.