Vieques é uma pequena ilha caribenha que ostenta algumas das mais belas praias do mundo. É o lar de gerações de pessoas que sobrevivem da generosidade do oceano e da terra. É também a terra de milhares de cavalos selvagens. Vieques é um município do que hoje é conhecido como Porto Rico, uma colônia dos Estados Unidos da América.
Nos anos 1940, a Marinha dos EUA expulsou à força o povo de Vieques dos lados leste e oeste da ilha e instalou bases navais e usou suas praias intocadas, como pesadas cordilheiras de tiro ao alvo.
Depois de mais de 50 anos de bombardeios, comportamentos abusivos dos militares americanos e desinteresse geral do governo porto-riquenho, o povo de Vieques já estava farto. Eles lançaram uma campanha de desobediência civil e sabotagem à qual se juntaram milhares de simpatizantes internacionais, tendo como principal objetivo a partida da Marinha.
Em primeiro de maio de 2003, enquanto o Presidente dos Estados Unidos George W Bush se gabava de uma vitória sobre o Iraque a bordo de um porta-aviões da Marinha, a mesma Marinha fechava tranquilamente suas portas sobre Vieques. Este ano, as pessoas em Vieques deveriam estar celebrando o décimo aniversário desta vitória.