O Acampamento de Ação

Este é o segundo vídeo que a subMedia.tv produziu sobre a luta para parar um projeto de transporte de gás natural chamado Pacific Trails Pipeline, ou PTP. O Unist’ot’en, um clã da Nação Wet’suwet’en, construiu um acampamento de proteção para bloquear o PTP na chamada Colúmbia Britânica, Canadá. Esta é a terceira vez que os Unist’ot’en apelam para uma convergência em seus territórios.

O acampamento deste ano atraiu mais de 150 pessoas que vieram de tão longe do leste como Montreal e tão longe do sul como a Flórida. Os organizadores do acampamento optaram por não recorrer a grandes ONGs ambientais para obter apoio material e, em vez disso, estenderam a mão a parcerias de base, baseadas na comunidade.

Dos projetos de gasodutos propostos que atravessariam as terras da Unis’tot’en, o Pacific Trails é o primeiro projeto previsto para começar a construção e representa uma ameaça imediata. O projeto PTP é uma parceria entre Apache Canada, Encana e EOG Resources, antiga Enron Oil and Gas. O PTP de 463 quilômetros ligaria um porto de gás natural liquefeito no oceano Pacífico ao gasoduto Spectra Energy Westcoast Pipeline no nordeste de BC com o objetivo de transportar o gás extraído através de fracking para os mercados internacionais.

O tão falado oleoduto Enbridge Northern Gateway transportaria petróleo de areias asfálticas de Fort McMurray, um projeto de extração que está devastando ecossistemas e comunidades indígenas na região de Athabasca, no norte de Alberta. O oleoduto de Enbridge seria construído lado a lado com o PTP.

Estes planos de energia poluente não só ameaçam a natureza e as comunidades indígenas no norte, mas também têm implicações globais. Se não forem tomadas medidas decisivas para deter o fluxo de petróleo e gás, os efeitos da mudança climática global poderão ser catastróficos para as pessoas, plantas e animais em todo o mundo. É por isso que os povos indígenas e suys aliadys viajaram de muito longe para este campo. Nosso próximo relatório focalizará a greve estudantil em Quebec e como ela evoluiu para um movimento social.

Download: [270p * legendas]