A é de Anarquia
Uma série abordando os princípios básicos da anarquia.
Uma breve análise do conceito revolucionário de duplo poder e análise de exemplos de situações de duplo poder ao longo da história.
Um mundo sem polícia ou prisões não significa um mundo onde o mal não seja confrontado ou tratado. Saiba mais sobre as concepções anarquistas de justiça neste episódio de A é de Anarquia.
Nesta edição de A de Anarquia discutimos a política de representação, e o papel que historicamente desempenha na adaptação e moldagem de sistemas de controle.
O gênero é um meio para a sociedade categorizar as pessoas ao longo de um binário masculino e feminino – categorias que não deixam espaço para as complexidades e nuances de cada ume de nós. Para anarquistas, a ruptura e a reforma do gênero está intimamente ligada às nossas lutas contra o poder.
No capitalismo, as estruturas de controle social são construídas sobre a ilusão da propriedade privada. Qualquer ação exercida para desafiar essa lógica irá portanto provocar a retaliação das apoiadoras do sistema e certamente chamará a atenção dos aparatos repressivos e regenerativos do Estado.
Embora os debates sobre violência e táticas ressurjam toda vez que alguém decide revidar, a necessidade de ataques físicos ao poder não pode ser ignorada. Então, o que exatamente é violência, e como ela funciona no mundo?.
Um olhar sobre o desenvolvimento histórico da raça, tanto como um sistema duradouro de relações de poder codificadas quanto como um pilar central para a criação e manutenção do poder estatal.
Ação Direta é uma expressão muito usada ao descrever táticas anarquistas. e com razão, pois é uma das principais formas de anarquistas colocarem em prática os nossos valores de autonomia, auto-organização e apoio mútuo. Então o que é isso exatamente?.
A luta de classes é uma força motriz intrínseca da teoria e prática anarquista. No entanto, muitos mitos e concepções errôneas atrapalham a compreensão popular da relação social que está na raiz deste conflito…., ou seja, a própria classe.
Em um mundo dominado pela incessável competição capitalista, onde as pessoas são incitadas a trabalhar umas contra as outras, anarquistas oferecem uma visão de mundo diferente: Apoio Mútuo.
Não é nenhum segredo que anarquistas não gostam de Estados. Na verdade, nós anarquistas somos geralmente definidas pela nossa rejeição e oposição às instituições estatais, como governos, polícia e prisões.
Bem-vindo ao primeiro vídeo de ” A é de Anarquia”, uma série mensal que explica os conceitos, teorias e pensamentos anarquistas. Neste episódio, olhamos para o conceito de “Autonomia”.